Nada mais inspirador que a maternidade


Confira matéria no blog Maternarum, que contou com depoimento de Ligia de Sica, da Bebêchila.

Pesquisando sobre empreendedorismo materno encontrei uma pesquisa  feita pela Yellow Pages e publicada por um blog brasileiro, que revela um dado muito interessante: nada mais inspirador do que a própria maternidade.

“A pesquisa feita com mães empreendedoras britânicas revelou que a abertura do próprio negócio veio com a gravidez ou antes da criança completar seu primeiro ano de idade. E as habilidades que as mães adquirirem com a maternidade são fundamentais para o sucesso dos negócios, na opinião de 92% das mães pesquisadas.”

No Brasil, não temos pesquisas semelhantes. Mas conversando com as mães empreendedoras, e dando aquela olhada na internet, podemos dizer que o resultado por aqui seria o mesmo. É o caso da Ligia de Sica, da Bebechila. Ligia produz mochilas bonitas e funcionais para as mamães passearem com seus bebês.

- Tive a ideia da Bebêchila quando tive a minha primeira filha, hoje com 4 anos e meio. Eu passeava muito com ela no sling, desde muito pequena, e não me adaptei com nenhuma bolsa de bebê que testei. Então passei a usar uma mochila esportiva para ter mais conforto, mas achava feia e pouco prática. Então fiz um primeiro piloto do que eu gostaria de usar, e dei para uma costureira costurar. E depois de então tudo foi se aperfeiçoando.

Segundo ela, o fato de perceber que sua necessidade era a mesma de outras mães foi decisivo para criar seu próprio negócio. Isso tudo aliado a poder trabalhar perto dos seus filhos.

 - Minhas patroas são minhas filhas! Brincadeira. Mas é a partir do horário delas que eu trabalho. A televisão é de uso bem limitado na minha casa, então quando elas assistem a um filminho, eu trabalho. Quando elas estão brincando no banho, na banheirinha, eu trabalho. Quando elas estão na escola, eu trabalho. Quando elas estão na natação, eu trabalho com uma mão teclando e com a outra fazendo tchau e mandando beijos. E com um sorriso no rosto, pois me derreto acompanhando o que elas gostam.

E essa coisa de viver um horário de trabalho totalmente flexível e utilizando imensamente da internet é outro dado que as pesquisas com mães empreendedoras comprovam. “Para a flexibilização dos seus horários e melhor aproveitamento do seu dia, a internet é fundamental para 51% das mães empreendedoras, já que 59% estão trabalhando entre as 21h e 24h e a internet é sua principal ferramenta de trabalho.”, mostra o mesmo post.

Por isso mamães que ainda querem se tornar empreendedoras, olhem para suas rotinas, suas necessidades e enxerguem aí oportunidade para o empreendedorismo. E fica também a dica da Ligia:

- Empreenda apenas naquilo que te dá paixão. Pois é com esse entusiasmo que acredito ser possível passar pelas dificuldades com coragem e esperança. Uma boa dose de realidade, pé no chão ajuda muito também.