POR QUE ELES CHORAM?

texto compartilhado do blog do Samba Calcinha


A aflição por ainda não entender ao certo o motivo por trás do choro, pode gerar um certo desconforto ou até mesmo exaustão para os pais.

No primeiro ano de vida, o choro é a única maneira que o bebê encontra para se comunicar com os adultos. Seja porque estão com a fralda suja, fome, cólicas ou simplesmente entediados, eles vão abrir o berreiro para chamar sua atenção. 

Durante os três primeiros meses, o choro dura em torno de 3 horas por dia, e após esse período essa intensidade começa a diminuir. Logo nas primeiras semanas muitos pais já começam a decodificar as razões do choro, mas não são todos - nada de culpa, caso essa última for a sua situação.

Durante as cólicas, por exemplo, é normal que a criança tome uma coloração avermelhada, estique e contraia as perninhas e fique muito agitada. Massagens nas costas e na barriguinha do bebê podem ajudar. Outros tipos de choros são bem mais difíceis de serem reconhecidos, e nesses casos é sempre importante checar todas as possibilidades.

Aprender a manter a tranquilidade e observar com cuidado a criança auxiliam. Muitas vezes o choro não tem motivo físico. O bebê, às vezes, deseja apenas a sua atenção, que pode ser resolvido tanto com o colo ou com uma cantiga de ninar. Ouvir a voz da mãe ainda é um santo remédio para acalmar qualquer bebê chorão.

Acima de todo esse aprendizado em comunicar-se com seu filho, é muito importante manter o equilíbrio emocional e o entusiasmo. Por isso, quando a exaustão e a sensação de incapacidade chegarem, lembre-se sempre que:
- os primeiros 3 meses são os mais difíceis, e a tendência é sempre ficar mais fácil;
- é importante que a mamãe saiba aceitar a ajuda de terceiros e possa encontrar um tempo, mesmo que mínimo, para descansar e cuidar de si.